Para quem não conhece, o Linkedin é uma rede social profissional (há quem o chame de “Orkut dos empregos”) e que existe desde 2003. Atualmente já são mais de 45 milhões de membros espalhados em mais de 200 países. Um novo membro se cadastra no Linkedin a cada segundo. No Brasil, já são mais de 500 mil membros cadastrados, o maior mercado da América Latina.
No Brasil, o crescimento da rede vem se acelerando nos últimos meses. Que tal conferir esse vídeo explicativo sobre a ferramenta. É bem interessante.
Note que no vídeo, o autor colocou bem, que o Linkedin não serve apenas para aquelas pessoas que buscam mudar de emprego ou uma recolocação. Serve também para quem busca parceiros de negócios, fornecedores, investidores e muito mais.
É uma ferramenta que permite que você seja mais produtivo para realizar as coisas que você precisa através dos outros.
Confira 5 dicas do que você deve fazer e não fazer no Linkedin :
Assunto | O que fazer | O que evitar |
Convidar desconhecidos | Se você tem interesse em manter determinados executivos em sua rede, procure uma abordagem para convidá-los pensando no que os motivariam para aceitar o seu convite. | Convidar várias pessoas que possam ter a ver com você ou não, só para aumentar o número de contatos. Enviar a mensagem padrão do Linkedin, sem personalizar. |
Grupos | Participe de grupos de acordo com seus interesses. Existem grupos sobre todos os tipos de assuntos e grupos específicos para networking e busca de vagas. Alguns exemplos: Rio de Janeiro In, Patota, Vagas, Brasil Vagas executivas, etc… | Postar anúncios desesperados em busca de novos contatos e empregos. Já vi coisas do tipo: “Quero aumentar minha rede de contatos e aceito todo mundo que me convidar”. Isso mostra um desespero muito grande e também, uma falta de foco. |
Perfil | O seu perfil no Linkedin é o seu cartão de visitas para futuros empregadores, hunters, parceiros, investidores, etc… Capriche no conteúdo e apresentação. | Perfil sem foto e descrição incompleta sobre sua experiência profissional. |
Discussões em Grupos | Participe das discussões realizadas nos grupos dos quais você faz parte. É uma forma de você conhecer melhor as pessoas e de se divulgar também. | Cuidado com a forma que você escreve e com opiniões muito divergentes. Você pode até discordar do que uma determinada pessoa escreveu, mas procure fazê-lo com cordialidade. Você está em uma rede de relacionamentos. |
Oportunidades | Se você está buscando uma recolocação ou mudança de emprego, procure a pasta “Jobs”dentro dos grupos em que você se cadastrou. Além disso, procure estabelecer um relacionamento pessoal e presencial com as pessoas para que elas possam te conhecer melhor e vice versa. | Colocar anúncios desesperados em busca de empregos na área de discussões dentro dos grupos. Você pode se apresentar, no caso de haver um tópico criado para isso em algum grupo. E tenha foco, não faça como a pessoa que escreveu isso: “Busco oportunidades em marketing para analista, supervisor, gerente, etc…” Se você quer mostrar ao mercado sua disponibilidade, que tal escrever que está em busca de oportunidades na área “xpto” em seu status? |
Tenho usado ativamente o Linkedin para diversos objetivos pessoais e profissionais e eu realmente acredito muito no potencial da ferramenta. Já tive a oportunidade de conhecer pessoas de outras áreas muito interessantes e que se tornaram meus amigos, realizei projetos profissionais, recebi recomendações e consegui entrevistas para o blog. Agora estou em busca de novos clientes dentre outras oportunidades 😉
Enfim, essas são apenas algumas dicas baseadas na experiência que tenho tido com a ferramenta ao longo dos últimos meses. Você tem alguma experiência interessante que tenha passado no Linkedin para compartilhar?
Muito pertinentes suas observações. Tenho usado bastante o linked in para retomar contatos comerciais e como todo contato profissional deve seguir regras de bom senso e boa educãção corporativa.
Ana Fontes -Diretora do ElogieAki
O primeiro site de elogios do Brasil.
Isso aí! O Linked In me ajuda e muito, principalmente em minha network, pois atuo em uma área que existem poucos profissionais e pouco material na internet, logo a rede de contatos me ajuda e muito. No quesito desenvolvimento de novos negócios, também, é excelente, estou com dois projetos paralelos graças a divulgação do meu blog pelo linked in!
O Linked In, com certeza, é a melhor opção para netowrking e negócios.
Abs.
Claudio Bonel
Consultor e Instrutor Hyperion Sr.
http://hyperionbrasil.blogspot.com
http://www.cvlink.com.br/site/claudiobonel
Simone
Muito legal teu artigo. Se me permites vou colocar um link no meu blog em portugues para esta tua pagina, pois tratei desde assunto, mas não tão bem como voce.
Mantenho dois blog um em portugues dirigido a comunidade brasileira, especialmente aqueles que imigraram para o Canada como eu. E outro em inglês sobre livros que leio e comento.
Abraços
Wagner
http://www.wagnerdasilva.com (em inglês)
http://www.wagnerdasilva.com/moneytree/ ( em portugues)
Belas dicas Simone. E como sempre, educação e respeito são pontos chave para estar bem alinhado com as pessoas e com o mercado, elevando suas chances de fazer negócio, qualquer que seja o seu objetivo.
Olá pessoal,
Obrigada pelos comentários e por compartilharem a experiência de vocês na rede. Tanto o Linkedin quanto outras redes sociais, ainda são assuntos muito novos para a maioria das pessoas e todos estão aprendendo a caminhar. E como bem disse o Sthenyo, acima de qualquer coisa, a educação e o respeito devem sempre ser priorizados.
Wagner, é claro que permito que você faça um link para cá e ainda agradeço. Estamos na blogosfera para isso, certo 😉
Abraços,
Simone
Simone, Parabéns!
O news é assunto para todos os grupos do Linkedin e inúmeros outros centros de relacionamento que usam a WEB.
Marcos.
Simone, ótimo trabalho. Importantes são os seus esclarecimentos sobre essa ferramenta. Ajuda muito as pessoas na utilização consciente e com foco na busca de propósitos bem definidos. Respeito sempre.
Parabéns pelo trabalho.
Abraços,
Simone,
Meus parabéns pelo artigo. Sou associado do LinkedIN desde seu início e também vejo um potencial incrível na ferramenta enquanto oportunizadora de contatos de negócios e oportunidades. Os grupos vem crescendo e se fortalecendo e a presença de HH e representantes de RH tem realçado a importância que o tema assumiu no contexto brasileiro e mundial.
Abraço
Alexandre
Muito bom !
É recomendável para qualquer um ter “Sthenyos” que contribuem para o melhoramento do profissional, e claro, também como pessoa.
PARCERIA é a chave para um negócio dar certo, comparo com uma relação ganha-ganha, não sei se é errôneo isso, mas cria um clima de cooperação e crescimento conjunto: os dois saem satisfeitos.
Obrigado mais uma vez !
Abraços, João.
Parabéns Simone! Adorei! Educação e respeito nunca são demais para quem quer melhorar sua rede, estar alinhado com o mercado e com as pessoas, mas principalmente, fazendo tudo isso com seriedade, profissionalismo e foco.
Perfeito! Excelente tanto para os novos (ensina como chegar) como para veteranos (alerta sobre uma possível revisão) no LinkedIn. Sem dúvida o artigo constitui uma preciosa colaboração para a melhoria do nível de profissionalismo no site.
Muito bom! Se todos seguissem estas orientações seria um pouco mais simples e eficiente navegar pelo linked-in.
Simone, gostei das informações e da sua matéria, voce escreve bem e com clareza.
Acho que realmente o linkedin é uma ferramenta que as pessoas tem que usar com um certo cuidado e ética.
Li rapidamente a matéria e parte da apresentação e não sei se voce mencionou em algum lugar, mas uma coisa que as pessoas tem que tomar um extremo cuidado, é de escrever de forma clara e sem erros de português e concordância.
É comum encontrar um “meia confusa” por exemplo, assim como um Ç antes do E ou do I (Conheçi, começe) e por aí vai …
Isso mostra um despreparo básico do profissional.
Abraços e espero ter agregado.
Oi Octavio,
Obrigada pelo seu comentário. Realmente escrever bem é muito difícil e se você analisar, principalmente nas empresas, muitas vezes quem escreve mal, por incrível que pareça, são os altos executivos.
Se o Twitter faz tanto sucesso, com apenas 140 caracteres, temos que tentar ser objetivos também pois cada vez mais, as pessoas têm menos tempo e paciência de ler.
Abraços!
Existe uma prática chamada “open networking”, que ao pé da letra podemos dizer que é o relacionamento aberto onde você se dispõe a aceitar qualquer convite de qualquer contato. Eu, Andre, sou um open networker e possuo, somente nesta ferramenta, mais de 4 mil contatos a nível mundial. E quais os objetivos de um open networker?
Bem, além de se colocar como um líder, um gestor de redes de contatos, servindo à sua rede primeiramente antes de receber benefícios dela, esta pessoa pode ser uma ponte entre oportunidades de negócios, sendo comissionado por isso.
Mas há muito mains no open networking. Se este tipo de prática lhe interessa, entre em contato comigo pelo Linkedin (www.linkedin.com/in/amunhoes) ou mande um email para andre@am2consulting.com.br com o assunto “Open Networking”.